Dia da consciência negra - porque precisamos de uma data especial????

Olá, tudo bem, hoje é dia 20 de novembro!!!!



Hoje você deve ter olhado a folhinha do seu calendário e lembrado que é feriado, dia de curtir a família, de dormir até mais tarde, ler, de não se preocupar com nada, porém hoje também é de reflexão.

Hoje é dia 20 de novembro, dia nacional da consciência negra. Você já pensou sobre isso hoje???

Dizem por aí que não precisamos dia uma data para a consciência negra, e sim da consciência humana, mas o que muitos não entendem é que essa data, criada no de 2003 e instituída feriado no Brasil em 2011 em muitos dos nossos estados foi criado para que tivemos pelo menos um dia no ano para discutirmos sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Pra você, como está a inserção do negro na nossa sociedade???

Poderíamos hoje estarmos comemorando a falta de necessidades de um feriado para pensar se um negro ou uma negra está ou não bem inserido na sociedade, mas o retrato que vemos hoje, é de um Brasil atrasado, racista e desigual.

Sim, através de muitas lutas, hoje vemos negros nas faculdades, nas grandes empresas, em altos escalões. Mas apesar desse alcance esses negros e outros negros ainda não tão bem colocados no mercado de trabalho, sofrem preconceito e discriminação pela cor da sua pele, pela textura do seu cabelo, pelas suas feições grossas.

O negro no Brasil ainda é visto como a séculos atrás. Tem gente associando coisas ruins a nossa raça? Tem, tem gente nos diminuindo todos os dias? Sim, tem. Tem gente nos matando só por sermos negros? Tem negro sendo vigiado dentro de loja? Sendo colocado como suspeito? Pessoas protegendo suas bolsas? Tem negro perdendo emprego por ser negro?tem negro sendo esteriotipado e sexualização? Tem negro casando com branco pra sentir mais aceito? Negro se escondendo atrás de "pardo"pra ser inserido na sociedade? Novelas e filmes só nos colocando em rebaixados, diminuindo nosso espaço?Tem, sim senhor.

E enquanto tudo isso ainda acontecer, precisaremos sim, comemorar dia 20 de novembro, data que conicide propositalmente com a data atribuída com a morte de Zumbi dos Palmares,Precisaremos discutir que a nossa sociedade precisa aceitar que o negro nunca foi menor do que o branco, que tudo isso foi criado para que um povo diminuísse o outro, o subjulgasse, e o dominasse, precisaremos falar que nossa sociedade fui fundada em cima da escravidão, da eugênia, do embranquecimento, e que isso perdura até hoje, nos impondo um padrão branco como perfeito, bonito, algo que devemos alcançar.

Necessitamos discutir a marginalização do
negro, a negativa de oferta de boas  oportunidades para nós e sobre a discriminação de toda nossa cultura africana.

Todos os dias precisamos falar, lembrar, negros e brancos refletindo sua parcela de culpa para que o sistema escravista, racista e eugênico continue a progredir no país.

Porém dia 20 de novembro, vamos mais uma vez sair às ruas, na internet, nas rodas de amigos, de familiares, lembrar que somos negros, que existimos, que temos orgulho da nossa cor, da nossa raça, lembrar que aqui e em tantas partes do mundo o racismo ainda existe e que já passou da hora disso mudar.

Você ficou sabendo que no ano de 2017 ainda tem negros sendo vendidos como escravos? Sim precisamos de um dia especial para fazer com que todos pensem sobre todas essas coisas, até chegar o dia em que todos os dias, a inserção no negro na sociedade seja pauta especial em cada um de nós e toda a discriminação racial tenha acabado.

------------------------------- x ---------------------------------

Eu convido cada leitor desse blog a refletir e levar outros a também pensarem nisso, e cada um de nós colaborarmos mesmo que com atitudes pequenas a acabar de uma vez por todas com o racismo no Brasil

Beijos,voltem sempre
Aqui todos são bem vindos, aqui todos somos iguais.

Nenhum comentário

Postar um comentário