Resenha : E o sol da liberdade em raios fugidos" Venha ser livre!!!!

Olá, hoje estou aqui para trazer uma resenha sobre um livro que eu super amei ler.Eu o ganhei de um amigo,o Pedro Paulo, que teve o carinho de quando passou em uma feira de livro lembrar de mim e me trazer esse presente lindo.
Confesso que já o Li há um tempinho, mas como queria passar o máximo possível dessa história inspiradora, só postei quando achei a resenha o mais fidedigna possível.
Então sem mais delongas aproveite “O Sol da Liberdade”
O Sol da liberdade

“Um ioruba não se rende no campo de batalha... um ioruba nunca será escravo de ninguém... livre nasceu... livre morrerá”

Ajahi desde pequeno aprendeu com seu pai quem um ioruba, etnia que são nunca deveria se render deveria lutar até a morte, e exatamente isso                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         que Namonim fez,lutou com garra e força a frente de se povo e não se rendeu aos seus oponentes, antes mesmo que fosse feito escravo preferiu matar-se, a se render.

Com a derrota dos iorubas, povo de Namonim, muitos foram vendidos por seus oponentes a escravidão. Sem ter como lutar ou fugir dessa nova vida Ajahi e seus irmãos são levados como escravos a desconhecida terra chamada Brasil e depois de longos dias sem ver a luz no porão de um navio úmido e sem sequer um pouquinho de luz do sol, Ajahi começa a viver os piores momentos de sua vida após a morte de seu pai.

 Todo o dia via outros negros como ele morrerem a bordo do navio devido ao péssimo estado do local que viajava.

  Os sobreviventes que chegavam ao Brasil, rapidamente eram vendidos aos fazendeiros locais. Ajahi vira um escravo de ganho, aquele que trabalha para o senhor na cidade.
    Mas como um ioruba que era Ajahi não se rendeu e planejava o tempo todo o momento de sua libertação e de seu povo, logo que possível se junta com outros escravos e passam a tramar uma grande fuga, porém seus planos são frustrados, pois além de se resguardarem de seus senhores não imaginavam que precisava também se resguardar de seus próprios irmãos de cor.

 “Porém raça dividida, a negra. Além de lutarem contra seus senhores brancos, os males ou mulçumanos ainda precisam desconfiar de sua própria raça  e principalmente dos crioulos e pardos,estes últimos sempre prontos a espezinha os negros na sua ânsia de ascensão social”
Ajahi é derrotado, é posto sua cabeça juntamente com outros guerreiros na praça para servir como ameaça a outros negros. Ajahi morre, mas deixa um herdeiro Uesu, o próximo nessa linhagem real nunca reconhecida.
Ao longo do livro vamos conhecendo toda a história de todos os decentes do rei Namonim, sofrendo ou vencendo seguem sempre seus caminhos, suas histórias, sempre com orgulho de sua cor, da sua origem, com sangue de guerreiro na veia, dispostos a lutar pela igualdade merecida.
Como uma vez rei, sempre rei, Carlão último descendente de Namonim é coroado rei, rei do samba, mostrando que por mais que quisessem roubar a majestades deles, jamais deixariam de reinar.


O que acharam dessa resenha??Espero que após lê-la você se sinta hiper convidado a ler o livro todo e viajar nessa história maravilhosa que nos conta de uma forma Incrível a história do Brasil e a imensa participação de nossos ancestrais africanos na construção de Brasilzão de todas as cores, de todas as raças.
Apesar do que muitos acham a história do Brasil, também é feita de negros de origem reais negros guerreiros, que lutaram o quanto puderam por sua liberdade sua cultura. Tenho orgulho de cada negro que ajudou a criar a história do Brasil, que são à base de todos nós que nascemos. Deixo então uma pequena frase para refletirmos:
Ame sua cor. Ame suas origens, você é resultado de tudo que já se passou por aqui, tenha orgulho, ame sua história já.


Sobre o livro
Título: O Sol da Liberdade
Editora: Atual
Autora Giselda Laporta Nicolelis

6 comentários

  1. Sabe que eu tenho esse livro e nunca li.
    Vou começar hoje, valeu a dica Ju.

    ResponderExcluir
  2. Qualidade os personagens do livro o sol da liberdade?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime, seja bem vindo
      Eu gostei muito dos personagens e os achei bem estruturados, principalmente,porque a postura emocional criada para os personagens é bem parecida com a postura que vemos quando pesquisamos mais sobre a cultura iorubá.

      Beijos

      Excluir
  3. Qualidade os personagens do livro o sol da liberdade?


    ResponderExcluir
  4. Excelente já li em 2008, retornando a lê a pedidos professores é uma história marcante o começo do Brasil são história triste e marcante nos faz valorizar cada vez mas tantos sangues derramado para hoje estarmos aqui e tem quem reclame de hoje.

    ResponderExcluir